FEM-CUT/SP realiza mais uma rodada com dois grupos patronais

Nesta quarta-feira, 13, a Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos da CUT São Paulo, a FEM-CUT/SP, realizou mais uma rodada de negociação com o Grupo 3, que reúne os sindicatos patronais das indústrias de autopeças, forjaria e parafusos e também com o Sindicel, que reúne indústrias de condutores elétricos, trefilação e laminação.

Durante os encontros com o Grupo 3 na parte da manhã, e com o Sindicel na parte da tarde, a bancada dos trabalhadores/as respondeu ao pleito patronal para alterações na Convenção Coletiva de Trabalho. Adilson Faustino, o Carpinha, Secretário Geral da FEM-CUT/SP, explicou que o objetivo da Federação para esta data-base é fechar um acordo positivo para os trabalhadores/as, que não retire direitos e por isso valoriza as mesas de negociação. “Com poucas exceções, a maioria dos sindicatos patronais apresentou uma contra pauta aos trabalhadores, com o objetivo de chegar a um entendimento, analisamos os itens que os empresários estão pleiteando com seriedade e responsabilidade e respondemos ponto a ponto”, disse Adilson. O tamanho da Convenção tem recebido reclamações sistemáticas e sem retirar nenhum direito, as bancadas acordaram uma reorganização da Convenção. “Existem cláusulas da nossa Convenção que precisam ser atualizadas, em algumas situações, por exemplo, a CLT já assegura tal direito. Os pleitos patronais que ameaçam algum direito dos trabalhadores/as ou são mais complexos, a nossa proposta é que usemos a Mesa de Negociação Permanente para debater com calma e responsabilidade”, explicou Carpinha.

As negociações seguem na próxima semana. “Com o espírito de negociar e fechar um acordo, respondemos a contra pauta e os patrões assumiram o compromisso de se posicionar sobre as cláusulas sociais e a cláusula de salvaguarda na próxima semana, para assim, encaminhar as negociações para o debate econômico”, finalizou Carpinha.

 

FEM-CUT/SP

Foto: Marina Selerges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top