Os sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) realizam até 31 de maio assembleias com as bases para definir a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2025. O objetivo é construir o documento de forma coletiva, ouvindo as demandas das trabalhadoras e trabalhadores em todo o estado de São Paulo.
A pauta de reivindicações é fundamental para orientar as negociações com as bancadas patronais e contém as demandas da categoria metalúrgica sobre a valorização salarial, a manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas e melhorias no local de trabalho, entre outros.
“A definição da pauta de reivindicações da categoria é nosso norte nas tratativas com a patrãozada, pois traz importantes temas que são sentidos no dia a dia pelos trabalhadores e trabalhadoras e que fazem parte da nossa luta. Assim, vamos firmes para mais uma Campanha Salarial com a certeza de vitória da nossa categoria”, explica Erick Silva, presidente FEM-CUT/SP.
A Campanha Salarial 2025 já definiu o tema principal e os eixos que serão parte das negociações. O tema será “Construindo o nosso futuro com melhores condições de trabalho e de vida”.
Já os eixos são os seguintes:
1. Valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs)
2. Reposição Integral da Inflação com Aumento Real
3. Redução da Jornada de Trabalho sem Redução dos Salários
4. Fim da Escala 6×1
5. Isenção do IR nos salários e PLRs/PPRs
6. Redução da Taxa de Juros
7. Combate a todo tipo de Assédio no Local de Trabalho
Fonte: FEM/CUT-SP
Foto: Erika Cristina/Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos