Momento histórico: FEM-CUT/SP assina acordo da Campanha Salarial na data-base da categoria pela primeira vez

A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) assinou a Convenção Coletiva de Trabalho da Campanha Salarial 2025 com o Sindicel nesta segunda-feira (1º). O ato é considerado histórico: pela primeira vez, a assinatura do acordo acontece exatamente na data-base da categoria.

O encontro desta segunda-feira, realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), reuniu demais entidades filiadas à FEM-CUT/SP e representante do patronal Sindicel.

O acordo firmado garante reajuste de 6,2% nos salários, índice que assegura aumento real para metalúrgicos e metalúrgicas, além da renovação da CCT por dois anos, preservando importantes direitos da categoria.

Outro ponto destacado é o acordo para a próxima campanha salarial. Para 2026, ficou estabelecido que os trabalhadores terão reposição da inflação do período acrescida de 1,2% de ganho real, consolidando um avanço significativo na valorização dos salários.

A direção da FEM-CUT/SP avalia a conquista como um marco na luta sindical. “Assinar a CCT no dia da data-base foi um compromisso que assumimos ao iniciar negociações da Campanha Salarial. No ano passado, também fechamos a negociação ainda em agosto e só não assinamos no dia 1º de setembro porque caiu em um domingo. Esse ano, tivemos a felicidade e o orgulho de assinar o documento no dia da data-base, o que representa uma grande vitória da FEM, dos sindicatos filiados e da categoria”, afirma Erick Silva, presidente da FEM-CUT/SP.

Max Pinho, secretário-geral da entidade, destaca a importância das conquistas. “Conquistar aumento real nos salários, aliado à manutenção dos direitos garantidos pela CCT, representa não apenas avanço econômico, mas também respeito à dignidade e à força coletiva de toda a categoria”.

Ao longo desta semana, a FEM-CUT/SP dará continuidade às negociações e assinaturas de acordos com outros grupos patronais, reforçando o compromisso de fechar a Campanha Salarial 2025 de forma unificada e com conquistas para toda a categoria.
Fonte: Fem/CUT-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top