Integrante da base de Temer, PSB decide votar contra reforma trabalhista

A Executiva Nacional do PSB decidiu, na noite desta segunda-feira (25), fechar questão contra a proposta de reforma trabalhista do governo federal. O texto do governo deve ser votado no plenário principal da Câmara ainda nesta semana.

O partido também decidiu fechar questão contra a reforma da Previdência.

O PSB tem um ministro no governo Michel Temer: Fernando Bezerra Filho comanda a pasta de Minas e Energia. No presidencialismo de coalizão, os partidos que formam a base aliada do governo ocupam cargos na administração pública.

Como contrapartida, o governo espera que esses partidos ofereçam apoio na tramitação de matérias no Congresso Nacional.

Na última semana, Temer já havia falado sobre a dificuldade do governo com o PSB na votação do regime de urgência da reforma trabalhista na Câmara.

“O PSB ontem melhorou a performance, aumentou o número de votos. Eu acho que, com as conversas que estamos tendo, acho possível que mais pra frente haja um aumento significativo dos votos”, declarou o presidente na semana passada.

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), pai do ministro de Minas e Energia, informou que vai recorrer da decisão. Entretanto, o próximo encontro do congresso nacional do PSB, onde o recurso poderia ser analisado, está marcado para outubro, quando as reformas do governo Temer já devem ter sido votadas no Congresso.

Ele ressaltou que a indicação ao ministério não foi feita diretamente pala direção do partido, e sim pelas bancadas do PSB no Congresso. Sendo assim, uma decisão sobre o futuro do ministro caberia às bancadas.

“O cargo está sempre à disposição do presidente da República, porque é ele que nomeia e é ele quem demite. O ministro tem mantido estreita conversa com o presidente para o deixar sempre à vontade no sentido de ter uma equipe ministerial que possa contribuir para a aprovação das matérias que estão tramitando no Congresso”, afirmou.

No encontro, a cúpula do PSB validou uma resolução aprovada em 2014, em congresso nacional do partido, que marca posição contrária à reforma trabalhista. Em seguida, decidiram fechar questão contra o projeto.

Parlamentares que descumprirem a orientação da cúpula do partido, e votarem a favor da proposta, podem ser punidos.

Na reunião da executiva, o PSB também decidiu fechar questão contra a reforma da Previdência proposta por Temer. O partido ainda deve analisar durante o encontro qual posição irá tomar a respeito da reforma política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top