História

Compartilhe

O Sindicato dos Metalúrgicos de Cajamar e região é uma entidade de classe fundada em 1989 e que representa todos os trabalhadores dos setores metalúrgicos, mecânicos e de material elétrico das cidades de Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras.

A diretoria do sindicato é formada por trabalhadores metalúrgicos das empresas da região escolhidos em eleição direta a cada três anos e são a representação máxima da categoria nas instâncias da organização sindical e nas negociações com as organizações patronais.

O sindicato possui uma estrutura orgânica dividida em secretarias que abrangem todos os serviços prestados pela entidade aos trabalhadores e garantem sua administração dentro de uma metodologia que protege os interesses da categoria e defende a organização da classe trabalhadora na busca incessante pela isonomia nas discussões na relação capital-trabalho.

Secretaria de Administração e Finanças
A Secretaria de Administração, Finanças, Informática e Patrimônio é composta pelo Presidente e pelo Secretário de Finanças (Tesoureiro) e tem como obrigação a correta administração dos recursos e do patrimônio do sindicato.

É nessa secretaria que são administrados os sistemas de pagamentos e recebimentos, contabilidade, tributos e impostos e contratação e administração de funcionários.

Secretaria Geral
A Secretaria Geral é responsável pela administração sindical da entidade. É responsável pela organização de reuniões, documentação e em conjunto com a Secretaria de Finanças faz o controle de funcionários, contração e treinamento.

O Secretario Geral também tem a função de substituir o presidente quando se fizer necessário.

Secretaria de Assuntos Jurídicos e Negociação Coletiva
Essa secretaria tem a função de organização legal do sindicato. É de responsabilidade do Secretário Jurídico a coleta e organização documental da entidade nas campanhas em que o sindicato participa e também do suporte necessário aos diretores durante as negociações coletivas.

Secretaria de Formação, Organização de Base e Sindicalização
A Secretaria de Formação é reponsável pela organização de cursos de fromação aos dirigentes sindicais, além de organizar campanhas de sindicalização e relações com o associado.

Secretaria de Imprensa e Comunicação
Secretaria reponsável pelo sistema de transmissão de informações aos trabalhadores e à sociedade, preservando a verdade e evitando a manipulação de informação pelas entidades patronais.

Secretaria da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho
Secretaria responsável pela administração de políticas de preservação da saúde e segurança no trabalho e fiscalização específica.

Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal não faz parte da estrutura organizacional da entidade, mas deve ser citado, pois ele é reponsável pela auditoria regular das contas do sindicato.

Esse conselho é completamente independente e serve como mais um agente de preservação da política de licitude e clareza nas finanças do sindicato e sua correta utilização.


Compartilhe